segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Esconde-esconde

O Telescópio Espacial Hubble da NASA, captou Ganymede, a maior lua de Júpiter, "brincando" ao esconde-esconde.
Ganymede completa uma órbita em torno de Júpiter a cada sete dias.
Ganymede é a maior lua do nosso sistema solar e é maior ainda do que o planeta Mercúrio, mas parece uma pequena bola de neve ao lado do gigante Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. Júpiter é tão grande que apenas uma parte do seu hemisfério do sul pode ser visto nesta imagem. A visão do Hubble é tão acentuada que os astrônomos podem ver funcionalidades de Ganímedes na superfície, mais notavelmente o impacto branco da cratera, Tros, e seu sistema de raios, brilhantes estrias a partir de material da cratera.
Esta imagem mostra também Jupiter's Great Red Spot, o grande olho, na parte superior esquerda. Uma tempestade do tamanho de duas Terras, a Grande Mancha Vermelha, começou há mais de 300 anos.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Parabéns.

Faz esta semana 36 anos que o Homem pisou pela primeira vez a lua terreste. Nesta foto o Cientista-astronauta Harrison H. Schmitt, alinha-se com o Nosso belo Planeta Terra, a partir da lua, durante a missão Apollo 17. O pequeno ponto no espaço acima da escuridão da bandeira, é o nosso planeta Terra que se encontra a um quarto de milhão de milhas de distância.


Paralelamente deixo-vos aqui uma bela imagem de uma das luas de Saturno, Encélado, (como sabem Saturno possui 18 luas), esta imagem é um puzzle das mais recentes fotos captadas do estreito de Cassini, esta região sul desta lua gelada, geologicamente activa, é raramente vista e possuí crateras, uma superficie repleta de fraturas, dobras, e cumes - todas as marcas da atividade tectônica notável para um mundo relativamente pequeno.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Alinhamento

Os planetas Vênus, Júpiter e a Lua entraram em conjunção após o pôr-do-Sol, nesta segunda-feira.
Os três astros vão-se alinhando, até que em determindado momento, Vênus e Júpiter ficam totalmente ocultos pela Lua.
A última vez que o fenômeno aconteceu foi em 7 de outubro de 1961 e só voltará repetir-se em 18 de novembro do ano 2052.

Júpiter (esq.) é visto ao lado da Lua (Anoitecer na Europa)

Foto: Isaque Saes Lanfredi - Adamantina / SP - Vênus (à esquerda) e Júpter ( à direita)

Curiosamente, com a ajuda de um telescópio "caseiro" tentamos ver na noite de segunda-feira o fenómeno, mas principalmente devido ao mau tempo, céu bastante nublado, isso não foi possível.