domingo, 13 de março de 2011

Discovery aterra pela última vez


O vaivém espacial norte-americano Discovery aterrou no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida, terminando a sua última missão, depois de 39 viagens ao Espaço, segundo as agências internacionais de notícias.

O Discovery, com seis tripulantes a bordo, tocou o solo às 16h57 de Lisboa, dentro do que estava previsto, depois de uma missão de oito dias na Estação Espacial Internacional (EEI), a última que efetuou em 27 anos.

"Grande trabalho e grande aterragem", foi a frase transmitida do centro de controlo de Houston ao comandante da expedição, Steve Lindsey, que agradeceu o apoio da equipa em Terra.

O Discovery tinha partido a 24 de fevereiro para levar material à Estação Espacial, transportando também o androide Robonaut 2, R2, o primeiro robot da história espacial, que ficará com a restante tripulação permanente da estação.

Mais de 230 milhões de quilómetros

O R2 permanecerá na EEI, onde os engenheiros poderão testar as suas capacidades e estudar se poderá sair ao exterior para ajudar nos trabalhos de manutenção ou noutros de índole científica.

O Discovery é o mais velho dos três vaivéns que a NASA colocou no Espaço nos últimos anos, juntando-se ao Endeavour e ao Atlantis, tendo somado mais de 230 milhões de quilómetros nas 39 missões ao Espaço e o seu destino final deverá ser agora um museu.

A sua construção começou em agosto de 1979 e quatro anos mais tarde foi apresentado, antes da sua primeira viagem ao Espaço, em agosto de 1984.

O Museu Nacional do Ar e do Espaço tem estado a negociar com a NASA para que o Discovery e outros objetos do programa de vaivéns sejam expostos nas suas instalações, mas a agência espacial norte-americana ainda não anunciou qualquer decisão.

Sem comentários: