domingo, 9 de outubro de 2011

Evolução/Colisão


Até há um bom par de anos atrás julgavamos que existia apenas a Nossa galáxia, Via Láctea. Mais tarde, descobrimos que temos uma vizinha, bem maior, mesmo ao nosso lado, Andromeda. Agora, desde o lançamento do telescópio Hubble, sabemos que afinal o Universo tem, no nosso cone de luz, cerca de 1 bilião de galáxias.

A Via Láctea e Andrómeda irão "colidir" daqui por cerca de 3 biliões de anos. Esta hipótese está bem fundamentada (embora seja uma hipótese, claro!).

Hubble observou que as galáxias se afastam umas das outras e a velocidade de afastamento é proporcional à distância entre elas (lei de Hubble).

Entretanto, ele observou uma exceção a esta regra, precisamente para Andrômeda, que cuja luz apresentou desvio para o AZUL e não para o VERMELHO.

Isto ocorre porque as duas galáxias estão próximas o bastante para que o efeito gravitacional entre elas seja preponderante.

Num futuro distante as duas galáxias irão "colidir". Na verdade, será mais "interagir", pois há muito mais espaço vazio do que matéria em ambas. Elas irão se mesclar, ambas perdendo a forma original e formando uma nova galáxia maior.

Dependendo da distância mínima entre os núcleos (onde se concentra a maior parte da massa de uma galáxia), a interação pode ser forte o bastante para arremessar o nosso Sol - bem como muitas outras estrelas - para o espaço vazio, junto com seus sistemas planetários.

Andrómeda aproxima-se da Via Láctea (a NOSSA galáxia) a uma velocidade de 140 Km/s. A interação é prevista para daqui a cerca de 3 bilhões de anos e as duas formarão uma galáxia elíptica gigante.

Vejam a colisão simulada em supercomputadores (no link abaixo). O tempo passa à taxa de 10 milhões de anos por segundo, perfazendo um total de 500 milhões de anos. Observe que parte das estrelas é arremessada para fora da galáxia resultante. O nosso Sol pode ser uma delas ...

Para saber mais, vejam os link abaixo. também o Canal televisivo Discovery Science emite diversos programas ilustrativos sobre este e outros temas relacionados. Fiquem bem. E já agora digo-vos que a "chuva" de meteoritos visível ontem, entre as 18h e as 23h foi impressionante.

Fonte(s):

Cone de luz:

http://en.wikipedia.org/wiki/Light_cone

Sobre as galáxias:
http://en.wikipedia.org/wiki/Milky_Way
http://en.wikipedia.org/wiki/Andromeda_G…
http://en.wikipedia.org/wiki/Hubble_Deep…
http://en.wikipedia.org/wiki/Galaxy

Video da colisão simulada:
Opção 1 (espetacular):
http://hubblesite.org/newscenter/newsdes…

Sem comentários: